Breaking News

Enfrentamento ao coronavírus; inquérito epidemiológico acontece no Barreiro nesta terça e quarta

 

Com o objetivo de identificar o quantitativo de pessoas infectadas ou não pelo novo coronavírus, além de mapear o avanço da COVID-19, e, assim, nortear a atuação no enfrentamento da pandemia, a Secretaria de Saúde (SESAU) está realizando inquérito epidemiológico no município.

A pesquisa consiste em visitas às localidades para orientações, aplicação de questionário e testagem rápida sorológica. Pessoas que informam quadro compatível com a doença  e completaram 10 dias, desde o aparecimento dos primeiros sintomas, passam pela testagem rápida para COVID-19. Moradores com síndrome gripal que não chegaram ao 10° dia de sintoma são referenciados, pelas equipes, às unidades de saúde para avaliação, e pessoas assintomáticas que tiveram contato direto com casos confirmados de coronavírus recebem recomendações imediatas e protocolos de isolamento.

Para a escolha das áreas foram levados em consideração o maior número de casos da COVID-19, o quantitativo de óbitos, em decorrência da doença, com prioridade também para as áreas da zona rural que apresentam maior número de crianças com diagnóstico de infecção por coronavírus.

A primeira etapa de coleta de dados para o inquérito epidemiológico foi realizada com moradores do Parque São Bernardo, do Km 12, Riacho da Guia, Cangula, Borges e Conceição, e em ações de testagens sorológicas no bairro de Alagoinhas Velha e Central de Abastecimento. Paralelamente às ações voltadas à população geral, as equipes também seguem mobilizadas na testagem de servidores.

Seguindo o cronograma da SESAU, o primeiro bairro a ser contemplado na segunda etapa da estratégia de prevenção e monitoramento da Covid-19 será o Barreiro. Nesta terça (11) e quarta (12), das 7h às 13h, equipes estarão mobilizadas no “Campo de Bola”, para ações de testagem rápida sorológica, e com uma Unidade Móvel de Saúde para avaliação médica imediata de pacientes que apresentarem resultado positivo, com amostra reagente, no teste.

Nestes dois dias,  as Unidades de Saúde de Nova Brasília, do 21 de Setembro e a Quadra Tancredo Neves (em frente ao posto Lírio dos Vales) serão os outros locais do bairro onde o inquérito epidemiológico será aplicado.  A SESAU informa, ainda, que as demais unidades de saúde do Barreiro não atenderão durante os dias da ação.


Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 


Nenhum comentário