Breaking News

Boletim COVID-19: Confira a atualização desta quinta-feira (20) para os casos de coronavírus em Alagoinhas

 A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o boletim diário com informações sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. Nesta quinta-feira (20), mais 54 pessoas evoluíram para alta, após contágio por SARS-CoV-2, e sobe, portanto, para 3.390 o número de pacientes recuperados – o que indica que mais de 91% dos moradores identificados com COVID-19 tiveram a recuperação constatada, no município.

Dados da Vigilância revelam também que 54 mulheres, na faixa de 1 a 71 anos, e 41 homens, de 4 meses a 61 anos de idade, apresentaram, hoje, diagnóstico confirmado para coronavírus. Um dos pacientes identificados está internado no Hospital Aliança, em Salvador, e os demais permanecem em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de saúde.

Com a atualização, Alagoinhas chega a 269 casos ativos da doença infecciosa viral respiratória. Isso significa que pouco mais de 7% dos pacientes diagnosticados com COVID-19 ainda podem transmitir o vírus e, por isso, devem permanecer em isolamento.

A Vigilância informou ainda que o município totaliza, neste momento, 11 pacientes internados, entre os casos confirmados da doença: 4 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 1 no Hospital Salvador, 1 no Instituto Couto Maia, 1 no Hospital Regional Dantas Bião, 1 no Hospital da Sagrada Família, 1 no Hospital das Clínicas da capital baiana, 1 no Hospital Aliança e 1 no Ernesto Simões. Outras 31 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras.

No que se refere aos casos descartados para coronavírus, a cidade registra 6.052 moradores que testaram negativo para SARS-CoV-2, e mais 2.227 que tiveram o monitoramento concluído, após investigação epidemiológica.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, equipes de Vigilância adotam, integralmente, os protocolos oficiais estabelecidos e seguem monitorando os casos suspeitos, confirmados e rastreando seus contatos. O intuito é identificar casos positivos, encaminhar para isolamento esses pacientes, referenciando-os para os serviços de saúde, nos casos de necessidade, e evitar a propagação do vírus.

A SESAU comunicou ainda que o número de moradores de Riacho da Guia identificados com COVID-19 é resultado, também, da ação realizada no início desta semana, no distrito, quando, além da testagem sorológica (IgG e IgM), profissionais realizaram coletas swab (com cotonetes) para exames RT-PCR, que buscam identificar material genético do vírus. Ao contrário dos exames rápidos que identificam anticorpos, os testes de biologia molecular são encaminhados para Salvador, onde a análise é realizada, com um tempo médio de mais de 48 horas para o resultado. Esses exames, segundo a secretaria, auxiliam no mapeamento da COVID-19 e no enfrentamento à pandemia. Nova ação de inquérito epidemiológico será realizada domingo (23), na região de Boa União, zona rural, das 8h às 13h.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica
Atualização: 20-08-2020

Central de Atendimento COVID-19 Alagoinhas
(75) 99824-0789
(75) 99811-4772
(75) 99707-7942

Confira os dados atualizados nesta quinta-feira (20):




Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário