Breaking News

Boletim COVID-19: Cai para 183 o número de casos ativos da doença, em Alagoinhas; confira os dados desta terça-feira (18)

 A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o boletim diário com informações sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. A atualização desta terça-feira (18) revela que mais 189 pessoas tiveram a recuperação constatada, após contágio por SARS-CoV-2, em Alagoinhas, e sobe, portanto, para 3.278 o número de pacientes recuperados – o que representa aproximadamente 93% de todos os diagnósticos positivos registrados no município.

O quantitativo de recuperações é superior ao somatório dos pacientes que testaram positivo para coronavírus, no mesmo dia. Segundo a Vigilância, hoje, 36 mulheres, na faixa de 6 a 80 anos de idade, e 28 homens, com idade entre 3 e 74 anos, tiveram diagnósticos confirmados para COVID-19.

Com os dados atualizados, cai de 308 para 183, o número de casos ativos da doença infecciosa viral respiratória, em Alagoinhas. Isso significa que, entre todos os moradores identificados com coronavírus, pouco mais de 5% apresentam, neste momento, risco de transmissão e, por isso, devem permanecer em isolamento.

Os números divulgados pela SESAU mostram também que, entre os pacientes que tiveram diagnóstico confirmado para coronavírus, Alagoinhas totaliza 18 internados: 7 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 1 no Hospital do Subúrbio, 1 no Hospital Salvador, 1 no Instituto Couto Maia, 2 no Hospital Regional Dantas Bião, 2 no Hospital da Sagrada Família, 1 no Hospital da Bahia, 1 no Hospital das Clínicas da capital baiana, 1 no Ernesto Simões e 1 no Hospital Clériston Andrade.

No que se refere aos casos descartados para coronavírus, o município chega a um total de 5.797 moradores que testaram negativo para COVID-19, e registra 2.194 munícipes que foram excluídos do monitoramento por critério de investigação clínico-epidemiológica.

Outras 36 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a crescente no número de moradores que aguardam processamento de amostra e resultado, em Riacho da Guia, se deve à ação de inquérito epidemiológico realizada no domingo e na última segunda-feira, na localidade, onde, além de testes sorológicos, profissionais realizaram também coleta swab de RT-PCR, exame que busca identificar o RNA do vírus para diagnóstico da COVID-19. Ao contrário do teste sorológico, cujo resultado é informado em uma média de 15 a 20 minutos, o PCR leva aproximadamente 48 horas para disponibilização.

A SESAU reitera que equipes de Vigilância seguem integralmente os protocolos estabelecidos e comunica que medidas estratégicas vêm sendo adotadas com foco em interromper a cadeia de transmissão da doença infecciosa viral respiratória. Nova ação de enfrentamento ao coronavírus, com visitas das equipes casa a casa, aferição de temperatura, aplicação de questionário e orientações à população será realizada amanhã (19), das 8h às 12h, no povoado do Sauípe, zona rural.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica
Atualização: 18-08-2020

Central de Atendimento COVID-19 Alagoinhas
(75) 99824-0789
(75) 99811-4772
(75) 99707-7942

Confira os dados atualizados nesta terça-feira (18):



Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário