Breaking News

Prefeitura realiza blitz educativa de enfrentamento ao coronavírus na Central de Abastecimento e amplia estratégias; nova etapa da ação será realizada neste sábado (18)

A Prefeitura, que tem avançado com inquéritos epidemiológicos nos bairros, iniciou, nesta sexta-feira (17), uma grande ação de enfrentamento ao coronavírus na Central de Abastecimento, com blitz educativa, aferição de temperatura, distribuição de máscaras e orientações à população. Devidamente paramentados, os profissionais realizaram abordagem a permissionários e visitantes, no local, com recomendações sobre medidas preventivas e cuidados necessários para reduzir a curva de contágio da COVID-19.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), responsável pela iniciativa, a blitz educativa, realizada das 9h às 13h, hoje, faz parte de uma ação que será desenvolvida em várias etapas, na Central de Abastecimento, visando à prevenção e detecção da doença infecciosa viral respiratória. Segundo as equipes, estão previstas, além de orientações e medidas educativas, também acompanhamento pelos profissionais de saúde, avaliação, referenciamento para as unidades, implantação de ponto fixo de atendimento COVID, na Central, e testagem rápida de acordo com critérios epidemiológicos.
A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, destacou que as equipes seguem mobilizadas e que o foco é cuidar das pessoas, facilitando o acesso aos profissionais da área, ampliando a identificação de casos da doença, referenciando para unidades de saúde pacientes sintomáticos, reduzindo as subnotificações, orientando e diminuindo os riscos de transmissão da COVID-19.
Rosalina de Souza, que trabalha na feira e recebeu as orientações da equipe de saúde, durante a blitz educativa, avaliou positivamente a ação. “Muito bom. Gostei. Essa doença é perigosa, então quanto mais reforço, melhor”, afirmou.
Segundo a SESAU, as equipes voltam à feira, neste sábado (18), para mais uma fase da ação de combate ao coronavírus, das 9h às 13h. Com apoio das demais secretarias e cerca de 40 profissionais envolvidos, a ação inclui a testagem rápida, que será realizada segundo os seguintes critérios: pacientes sintomáticos, após avaliação dos profissionais de saúde; circulantes – a exemplo daqueles que trabalham em outro município –; portadores de doenças crônicas e idosos.
A secretaria informou ainda que, na próxima semana, novas fases da ação de enfrentamento à COVID-19, na Central de Abastecimento, serão realizadas. A iniciativa prevê também dias específicos exclusivamente voltados à testagem para permissionários da Central. As datas e horários serão divulgados através dos canais institucionais.
Confira as fotos:

Por Beto News.Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário