Breaking News

Jogadores acusam Atlético de Alagoinhas de abusos e irregularidades em dispensas; clube nega

No dia 17 de março, a Federação Bahiana de Futebol anunciou a suspensão do Campeonato Baiano devido à pandemia do novo coronavírus. Sem prazo para ao retorno, diversos clubes do estado liberaram atletas e desfizeram seus elencos.
Mas, alguns deles, como o Alagoinhas Atlético Clube, já vinham se desfazendo de jogadores. Alguns deixaram a equipe por opção técnica, outros em razão da pandemia. A agremiação, assim como as demais, alegou não possuir condições de manter sua folha salarial sem arrecadação com bilheteria e patrocínios no período sem jogos, e sem saber se a competição, realmente, retornará neste ano.
Mas, dois meses após o início das dispensas, problemas começaram a surgir. Cinco dos atletas dispensados acusam o clube de irregularidades nas dispensas.
Em denúncia ao Galáticos Online, Reinaldo Lucas, Willian Kaefer, Uenis Cardoso, Cristiano Ribeiro e Eduardo Rondon afirmam que o Carcará cometeu "abusos". Através do advogado Eliseu Patrocínio, os jogadores alegam que as dispensas foram unilaterais, sem acordo entre as partes e sob ameaças.
"Dispensas imotivadas e mediante acordo unilateral, os quais os atletas não tiveram direito a reivindicar nada, sob a ameaça de que senão assinassem, não receberiam o salário do mês trabalhado", diz o profissional em comunicado (confira na íntegra abaixo) enviado ao site.
Os atletas ainda acusam o clube de não pagamento de direitos trabalhistas. "É uma verdadeira aberração jurídica, são dispensados sem receber a rescisão, FGTS e até a falta de recolhimentos previdenciários. Atleta sendo dispensado com lesão, que não pode sequer receber algum benefício previdenciário, sendo exposto ao ridículo", continua.
Diante das denúncias, o Galáticos OnLine procurou a diretoria do Atlético de Alagoinhas, que por meio do seu presidente, Albino Leite (foto), negou as irregularidades. "O que posso relatar é que todos os atletas dispensados após a mudança do técnico houve uma avaliação do técnico Lira (Arnaldo). Foi identificado alguns jogadores que estavam abaixo do nível necessário.  Chamei esses jogadores, conversei e paguei os salários em dia. Paguei a rescisão como tem no contrato da CBF. Eles receberam os salários e rescisão conforme o acordo que está na CBF", disse.
Sobre os dispensados após a suspensão do Campeonato Baiano, o dirigente admitiu ainda não ter realizado todo o pagamento, mas garantiu que fará. "Nós fomos o primeiro clube do Brasil que, quando paramos as atividades, encaminhamos um documento à CBF, via Federação Bahiana de Futebol, solicitando auxílio emergencial.  Depois, os demais clubes do Brasil também fizeram e conseguimos o auxílio. Acordei com os demais, que ficaram, que não foram liberados antes da pandemia. Estamos devendo apenas 18 dias a esses jogadores. Estamos pagando o salário base, de carteira. Já pagamos o mês passado e faltam duas (parcelas). E vamos fazer uma avaliação, ainda, daqueles que vão permanecer", concluiu.
Confira abaixo o comunicado dos atletas na íntegra:
Venho por meio deste, relatar os abusos que o Alagoinhas Atlético Clube vem cometendo com diversos atletas que possuíam contratos desportivos vigentes para temporada 2020.
Estão ocorrendo dispensas imotivadas e mediante acordo unilateral, os quais os atletas não tiveram direito a reivindicar nada, sob a ameaça de que senão assinassem, não receberiam o salário do mês trabalhado.
É uma verdadeira aberração jurídica, são dispensados sem receber a rescisão, fgts e até a falta de recolhimentos previdenciários. Atleta sendo dispensado com lesão, que não pode sequer receber algum benefício previdenciário, sendo exposto ao ridículo.
Sabemos as dificuldades que se encontram os clubes do interior neste momento de pandemia, porém os abusos já ocorrem desde o início da temporada, prática contumaz até o momento atual.
Infelizmente os atletas que jogam campeonatos estaduais, não possuem os vultuosos salários dos grandes clubes do Brasil, portanto, dependem disso pra o sustento de suas famílias.
Abaixo seguem os números dos processos que verbalizam a prática:
Reinaldo Lucas
0000099-25.2020.5.05.0221
————————————
Willian Kaefer
0000205-84.2020.5.05.0221
————————————
Uenis Cardoso
0000257-80.2020.5.05.0221
————————————
Cristiano Ribeiro 
0000260-32.2020.5.05.0222
————————————
Eduardo Rondon
0000262-05.2020.5.05.0221
Eliseu Patrocínio 
Advogados Associados


Por Beto News. Fonte  Os Galáticos On line.

Nenhum comentário