Breaking News

Alagoinhas: Equipes de endemias realizam ações estratégicas de combate à Dengue

Paralelamente à série de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus adotadas em Alagoinhas, a Prefeitura intensifica também as ações estratégicas de combate à Dengue.
As equipes do setor de endemias atuam em esquema especial de rodízio com equipamentos de proteção individual para a fiscalização de terrenos baldios e realização de bloqueios. O tratamento focal fica restrito temporariamente apenas às laterais de quintais e áreas externas, conforme estabelecido em portaria ministerial, e o trabalho continua também com a pulverização espacial e bombas motorizadas nos logradouros adjacentes às áreas onde foram registrados casos de arboviroses.
“Nossas equipes não estão adentrando as casas em que há idosos. Nestes casos, em razão da pandemia da COVID-19, estamos apenas orientando a população. É importante ressaltar, entretanto, que não é porque a COVID está aí que vamos parar todas e quaisquer ações. Continuamos com nossas visitas, com as operações de bloqueio e, mais do que nunca, pedimos aos moradores que cuidem de seus quintais, eliminando recipientes que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti”, pontuou a coordenadora de endemias Telma Pio.
Segundo a secretária de saúde, Rosania Rabelo, o município segue cumprindo em integralidade as definições estabelecidas e os profissionais deverão adotar, já na próxima semana, normas técnicas da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia nas atividades desenvolvidas.
A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que os equipamentos utilizados pelos profissionais do setor são 100% higienizados com álcool 70 e que os agentes trabalham respeitando as recomendações preconizadas no que se refere às medidas preventivas ao coronavírus.
Na última semana, o trabalho espacial  de combate à Dengue foi realizado na região do Barreiro, do 21 de Setembro e no 15 de Novembro, onde equipes seguem atuando com bombas motorizadas.
O 1º Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do ano, realizado em fevereiro, colocou Alagoinhas em situação de alerta, mas ainda fora da zona vermelha de alto risco. Com 2,5%, o LIRAa chama a atenção para a importância do combate ao mosquito, e a Secretaria de Saúde do município reitera que os profissionais estão mobilizados para eliminar possíveis criadouros do vetor.


Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário