Breaking News

Tudo o que você precisa saber sobre o concurso de PM e Bombeiros da BA


Passar em um concurso público é o sonho de muita gente, principalmente por causa da estabilidade. A procura é tão grande, que só nos concursos para soldado da Polícia Militar da Bahia e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que acontecerá este mês, são 112.335 candidatos competindo por uma vaga. 
Nesta sexta-feira (10), o Governo do Estado convocou todos os inscritos aptos a participarem das provas. A publicação está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) e fornece as informações do concurso. O edital de convocação também pode ser consultado no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), disponível no endereço www.ibfc.org.br.
Data 
As provas objetivas e discursivas, que contemplam a primeira e a segunda etapas do concurso, serão aplicadas no dia 19 de janeiro.

Horário
As provas terão início às 9h15, com abertura dos portões às 8h. A recomendação é que os candidatos cheguem aos locais de prova pelo menos uma hora antes do fechamento dos portões, marcado para as 9h.

Local
Ao todo, serão 183 locais de prova, distribuídos em sete cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. O cartão de convocação, com informações sobre local de prova, estarão disponíveis no site da IBFC a partir das 15h do dia 10 de janeiro.

Prova
A duração total da prova será de cinco horas. A avaliação contará com 80 questões, entre gerais e específicas, além de uma redação. Os candidatos só poderão levar o caderno de questões para casa após 4h30 de prova.

Documentação
Para ter acesso às salas, o candidato precisa apresentar um documento de identificação oficial com foto, impresso e em bom estado de conservação, além do cartão de convocação.

Materiais
O candidato deve utilizar caneta esferográfica na cor azul ou preta, feita com material transparente. E vale ficar atento aos itens proibidos: materiais de consulta; equipamento eletrônico de comunicação (celular, notebook, relógio, controle de carro, pendrive, fones de ouvido, entre outros, mesmo que desligados). Também não pode utilizar óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares durante a prova. Todos os objetos pessoais serão guardados em locais indicados pelos fiscais de prova. Outras regras poderão ser consultadas no edital de convocação.

Vagas
Serão disponibilizadas 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 2,5 mil oportunidades. Destes, 1 mil policiais militares e 250 bombeiros militares terão ingresso em 2020. O excedente será incorporado ao serviço público em 2021. Ao todo, 30% das vagas ofertadas são reservadas a candidatos que se autodeclararem negros. Vale lembrar que o certame tem validade de um ano e as convocações irão observar a necessidade da administração pública.

Carga horária
Os candidatos aprovados no concurso serão incorporados aos quadros do Estado como aluno soldado, percebendo bolsa de estudo no valor de um salário mínimo – condição que irá prevalecer até que conclua o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A carga horária para o cargo, nas duas corporações, é de 40 horas semanais.

Fonte Correiro 24 horas

Nenhum comentário