Breaking News

Casos de violência contra a pessoa idosa em Alagoinhas.


Em entrevista ao programa Poder da Noticia, que vai ao ar de segunda a sexta das 06 ás  08 da manhã na Rádio 95 FM de Alagoinhas, os radialistas Junior Ribeiro e André Luiz entrevistaram a presidente do Conselho do Idoso da cidade de Alagoinhas, a senhora Maria Regina e dentre os vários temas tratados a entrevistada afirmou que o Conselho do Idoso é um órgão fiscalizador dos direitos da pessoa idosa. O Conselho conta com 12 membros, que tem representantes da sociedade Civil e Governamental.
Segundo Maria  Regina dentre as principais denuncias que chegam ao Conselho do Idoso de Alagoinhas, muitas dizem  respeito aos maus tratos que nossos idosos vêm sofrendo, e o pior, esses  maus tratos físicos e psicológicos  acontecem na maioria das vezes no seio da família.  Maria Regina afirma que  alguns desses  idoso apanham de filhos e  netos  pessoas que deveriam cuidar deles e dar–lhes  carinho e atenção. Muitos são abandonados por parte da família deixados à própria sorte e em muitos casos sem a mínima condição de higiene. A representante do Conselho também diz que existem denúncias onde alguns idosos sofrem até violência sexual.
Todas essas denuncias foram comprovadas e encaminhadas aos órgãos competentes para que os agressores sejam punidos.

NOTA DA REDAÇÃO
Em nível de Brasil os números da violência contra a pessoa idosa não são diferente. O Brasil está envelhecendo em uma velocidade assustadora. Até 2060, o IBGE estima que haverá mais de 19 milhões de idosos com mais de 80 anos no país. Mas, o maior agravante é o aumento da violência contra esse grupo. Desde a criação do Disque 100, em 2011, dobrou o número de casos em relação aos maus-tratos contra a pessoa idosa. No Brasil, em 2016, foram contabilizadas 32.632 denúncias. No ranking, a negligência ocupa o primeiro lugar, com 38%, seguida por violência psicológica 26%, abuso financeiro 20% e agressão física 13,8%. Do total, 54% das notificações configuram os filhos como autores do crime.

Por André Luiz e Jozi Carvalho 

Nenhum comentário